SANTARÉM EM CONEXÃO: Monte Alegre (PA), ecoturismo e turismo de aventur...

Texto: Emanuel Júlio
A antiga aldeia dos índios gurupatuba foi elevada à categoria de vila em 1758, no dia 27 de fevereiro, recebendo o nome de Monte Alegre, em alusão a uma vila situada ao norte de Portugal. O povo local é chamado de “pinta-cuia”, graças à produção de cuias pintadas com motivos amazônicos, uma cultura iniciada pelos índios que habitavam a região.
A cidade possui uma estrutura urbana como poucas cidades da Amazônia. A parte mais central é toda ela asfaltada, o que dá um aspecto de modernidade. Até mesmo os bairros periféricos recebem melhorias, como asfaltamento e sistema de drenagem.
Outro detalhe importante, principalmente para quem chega à cidade, é o Terminal Hidroviário, que melhorou o serviço de embarque e desembarque de cargas no porto.
Além do mais, com as obras de ampliação, vai transformar a cidade em detentora do melhor porto para os usuários da região Oeste do Pará. Entre Belém e Santarém, Monte Alegre é a cidade mais progressista. Da porção oeste do estado do Pará é o segundo município em importância econômica, apoiando as suas atividades na agricultura e pecuária, além de buscar espaço para explorar o turismo, já que é rico em apresentar atrativos.
Mas o maior trunfo de Monte Alegre, no que diz respeito ao potencial turístico, concentra-se nos sítios arqueológicos com impressão da arte rupestre, registros cientificamente comprovados da mais remota ocupação humana na Amazônia e, possivelmente, nas Américas.
Localizada no meio da Amazônia brasileira, os sítios arqueológicos de Monte Alegre já foram alvo do estudo de cientistas famosos, entre eles, os pesquisadores alemães Carlos Frederico Felipe de Martius (botânico) e Hohann Baptist Von Spix (zoólogo), que empreenderam uma viagem de estudos pelo Brasil, de 1817 e 1820.

Comentários

  1. Olá João sou monte alegrense,mas moro em Macapá já faz 10 anos,cara poraqui acompanho o desenvolvimento da nossa querida Monte Alegre inclusive as noitadas.Como a galera daí agita,meu coraçao bateu forte quando ví fotos da galera agitando no vermelho e preto,sou flamenguista a útima festa que passei aí foi o verm. e preto de 2001 antes de vir pra cá.que legal.ASS:IvanilsonAlves.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MONTE ALEGRE PARÁ

Rodrigo Lima de Férias em Monte Alegre